top of page

Quais são as funções da Babá?

“A babá do meu filho pode lavar as roupas dele? Pode fazer a refeição da minha filha? Minha filha come os mesmos alimentos que eu. A babá pode preparar também as minhas refeições?”



As funções da babá estão relacionadas a atenção ao bem-estar geral do bebê e criança. Dessa forma, cuidar das roupas, limpeza e organização de brinquedos e utensílios, além de preparar e servir refeições do bebê e criança, fazem sim parte de suas responsabilidades. Na hora de definir essas responsabilidades da profissional, devem ser consideradas a fase do desenvolvimento, a demanda e a rotina do bebê e criança.


Afinal, a interação e estímulo para com a criança são responsabilidades importantes da babá. Muitas profissionais possuem em seu imaginário a falsa ideia de que se sentar para brincar e interagir são funções “menos importantes”, daí a importância de deixar claro nas orientações formais e na postura da família a preocupação e valorização com esse tipo de atividade.


Caso a rotina permita e a profissional aceite, ela pode sim exercer funções relativas ao cuidado com a casa e assistência aos adultos, como por exemplo cozinhar para toda a família e/ou arrumar os quartos e retirar lixos. Nesse contexto, no entanto, ela deve receber o adicional por acúmulo de função no valor de 20% em cima do salário bruto total.


Lembrando que o adicional pode ser pago por um período pré-determinado, não precisa constar no contrato de trabalho e sim no holerite mensal e repercutirá sobre qualquer verba relativa ao salário como por exemplo: aviso prévio, horas extras, 13º salário, férias, contribuição previdenciária e fundiária.

87 visualizações

Comments


bottom of page